Foto: Vatican News (Reprodução)
Após ser observada na quarta-feira (7) pela primeira vez, a fumaça preta, que indica que os 133 cardeais votantes ainda não chegaram a um consenso em torno do nome do novo papa, saiu novamente da chaminé da Capela Sistina, por volta das 6h50min (11h50min no horário do Vaticano) desta quinta-feira (8).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Concluídas as duas votações previstas para o turno da manhã, os cardeais retornam para novas rodadas do pleito à tarde. O horário da próxima fumaça, que será branca caso o novo papa seja escolhido, deve ser entre 12h30min e 14h. Para ser eleito, o novo pontífice deve alcançar dois terços dos votos dos cardeais eleitores.
#Conclave: com fumaça preta na manhã desta quinta-feira, cardeais retomam votações à tarde
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 8, 2025
Para ser eleito, o novo Papa deve alcançar 2/3 dos votoshttps://t.co/XjpmMwrYoD pic.twitter.com/qa7Jw69ajq
Etapas do Conclave
O conclave segue um rígido protocolo. A primeira votação poderá ocorrer ainda no primeiro dia, embora seja comum que as decisões se estendam por vários dias. Os cardeais votarão até quatro vezes por dia (duas pela manhã e duas à tarde), até que um candidato atinja os dois terços dos votos — ou seja, 89 votos.
Após cada sessão de votação, as cédulas são queimadas em uma estufa conectada à chaminé da Capela Sistina. A fumaça preta indica que não houve consenso; a fumaça branca anuncia a eleição de um novo papa. Quando isso ocorrer, o novo pontífice será anunciado ao mundo com as palavras Habemus Papam, seguido de sua primeira bênção apostólica.
Até a escolha do novo líder da Igreja, o mundo católico acompanha com expectativa os sinais vindos da chaminé e aguarda não apenas um nome, mas uma direção para os próximos anos da Igreja Católica.